A VPM na área da Gestão de Projetos tem capacidade de executar e acompanhar vários tipos de projetos imobiliários em várias frentes das quais destacamos as seguintes:
Levantamento do estado actual dos Terrenos / Imóveis (nas Câmaras, Serviços Públicos e Registos)
Este trabalho corresponde ao estudo exaustivo da situação atual do imóvel, sendo verificada toda a documentação sobre o imóvel (projetos, registos, etc), verificação do registo dos imóveis junto das conservatórias, e confirmação do licenciamento camarário ou noutros serviços públicos (águas, telecomunicações,electricidade, etc., sendo também efetuado um levantamento do estado atual do imóvel.
Levantamento do valor de obras a realizar nos imóveis , coordenação do projetos e preparação das obras
Este trabalho consiste na determinação do valor exacto das obras a realizar para a conclusão dos edifícios, e na preparação dos projetos necessários. Embora sem relação contratual com os projetistas a VPM irá efetuar todo o acompanhamento do processo de elaboração dos projetos referidos, controlando prazos, alterações necessárias e aprovação de faturação por parte da equipa de projetistas. Com a entrega e aprovação dos projetos acima referidos será acompanhado o processo de legalização do imóvel em análise junto da Câmara Municipal. Após esta fase será necessário a preparação do elementos para a execução da obra. Nesta fase a VPM irá recolher e compilar os elementos necessários para consultar empreiteiros, preparando assim processos de consulta com mapa de quantidades e caderno de encargos, apoiando o cliente na escolha final do mesmo. Após receção das diferentes propostas será elaborado um relatório final no qual será apresentado um mapa comparativo e outras informações necessárias à escolha do empreiteiro geral.
Gestão de Obra, Fiscalização e Coordenação de Segurança Em Obra
Fruto do estado atual de cada imóvel, irá ser necessário efetuar um conjunto de trabalhos de recuperação do imóvel com vista à sua conclusão e colocação no mercado, sendo muito provavelmente necessário a missão de uma nova licença de utilização, bem como, eventuais melhorias que se considerem comercialmente importantes para a alienação do imóvel.
Assim, a VPM considera nesta fase a gestão da obra, atuando nas seguintes áreas:
a) Deslocações ao imóvel durante o decorrer da obra, com presença em reuniões de obra bem como acompanhamento dos trabalhos;
b) Análise crítica e controle do planeamento da obra recebido por parte do empreiteiro;
c) Controle económico com a emissão de autos mensais;
d) Elaboração de relatório quinzenal (ou outro prazo a definir) com resumo dos trabalhos executados, controle económico e análise do plano de trabalhos.
e) Fiscalização e coordenação de segurança em obra, contratualizado pela VPM a uma empresa credenciada e com experiência demonstrada, durante o decorrer dos trabalhos.
A apresentação quer do valor da obra quer do seu prazo de execução implica uma análise rigorosa do estado atual do imóvel, do seu estado de conservação e das exigências por parte das entidades responsáveis.